sábado, 27 de abril de 2013

Alerta



CUIDADO COM A DENGUE

Ninguém melhor que o professor, após os pais, tem oportunidade de observar através do comportamento do aluno em aula, ou  no recreio, se vai bem de saúde. O professor deve ficar sempre alerta quanto às variações de comportamento dos seus alunos, e interrogá-lo carinhosamente, caso observe que algo estranho está acontecendo, para tomar as devidas providências  junto aos pais, antes que o quadro se agrave.
 A  dengue  é uma doença infecciosa causada por um vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti.
É importante que se lembre que a doença se inicia de maneira súbita,podendo ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos,e dores nas costas,e às vezes aparecem manchas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em dez dias. Em alguns pacientes pode ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.
A dengue é uma das doenças mais frequentes no Brasil,atingindo a população em todos os estados, independente da classe social. As epidemias ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Considera-se a dengue um  problema de saúde pública  muito sério  principalmente nos países tropicais, devido as condições sócio-culturais.
A dengue na criança geralmente se apresenta como uma síndrome febril  com sinais e sintomas inespecíficos como apatia,ou sonolência,recusa da alimentação, vômitos, diarréia ou fezes amolecidas. Pode ocorrer a recusa de líquido,podendo agravar seu estado clínico subitamente, diferente do adulto que a melhora é gradual.
Sinais de alarme: Dor abdominal intensa e contínua;Vômito persistente; Hipotensão postural ou ortostática (queda súbita  da pressão sanguínea,quando um indivíduo assume a posição erecta); Pressão diferenciada <20mm/Hg; hepatomegalia dolorosa; hemorragia importante; agitação ou letargia; diminuição da diurese; diminuição repentina da temperatuira corpórea ou hipotermia; aumento repentino do hematócrito;  desconforto respiratório.
Sinais de choque: Hipotensão arterial; extremidades frias, cianose; pulso rápido e fino;e enchimento capilar lento(<2 segundos)
Esses dados são importantes para o professor diagnosticar a dengue nos alunos e na sua própria família, para tomar as providências cabíveis.

Eny

.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário