terça-feira, 5 de junho de 2012

Hanseníase

   

                                                       
                  Estudante com Hanseníase deixa a Escola
                                                       Eny de Carvalho Nunes

 Raiane, uma garota de 10 anos de idade, classe social humilde, faz parte de uma família onde ela,   seu pai e avó materna contraem Hanseníase. As manchas na testa e membros superiores e inferiores, chamavam a atenção dos colegas e o professor sempre era avisado quando precisava faltar para o tratamento, quer para a consulta médica, de enfermagem ou para a fisioterapia. Quando retornava a escola algum colega sempre perguntava por que faltava, e as manchas no seu corpo o que significava, e ao chegar em casa comentavam com as mães. Estas se aproximavam de Raiane e pediam que por favor ficasse  longe de seus  filhos. A menina desanimada resolve com sua avó a não ir mais á escola, até que ficasse boa.
 Providencialmente foi atendida por uma enfermeira no posto de saúde que conversou com ela e lhe perguntou sobre o uso da medicação e os sintomas como: dormência nas mãos, nos pés, nas pernas, choque à palpação dos nervos periféricos, a alimentação, hidratação e lubrificação diária da pele. E a seguir lhe perguntou se era estudiosa. Raiane disse gostar de estudar, mas, tinha parado de ir à escola, por causa da doença e contou sua falta de acolhimento e compreensão dos colegas e de suas mães, acrescentando que voltaria quando melhorasse e que queria ser uma médica, uma doutora talvez de criança.
 A enfermeira sorriu e a parabenizou por ter um nobre ideal e disse que confiasse em Deus, atendesse às orientações recebidas na assistência que lhe era prestada, voltasse para a escola, e seu sonho poderia ser realizado.
Quinze dias após aproximadamente retornou só para fazer fisioterapia, pois já apresentava garras nos dedos da mão, não podendo flexioná-los normalmente. Procurou falar com a enfermeira no consultório de enfermagem avisando-a  que havia retornado  à  escola e que  tinha sido  aceita com alegria por parte do professor, e  que não iria se incomodar com nada que perguntassem, pois sabia que não estaria transmitindo a doença para nenhum colega porque estava fazendo o tratamento com cuidado confiante na sua melhora, e perguntou quando as manchas iam desaparecer. Em resposta, a enfermeira explicou que tivesse paciência, seguisse as orientações, não faltasse às consultas seguintes, tomasse direitinho à medicação não se expusesse ao sol, tomasse vários banhos, usasse hidratante na pele diariamente e se alimentasse corretamente conforme as orientações prestadas.
Seria deveras importante que, a escola na pessoa de seus integrantes procurasse conhecer o estado de saúde dos familiares dos alunos e os encaminhasse para as unidades de saúde para resguardar o estado de saúde dos estudantes e  do próprio corpo docente e demais funcionários, e junto à  equipe  de saúde da unidade mais próxima da escola, tentasse evitar que os alunos iniciassem o tratamento num quadro já  tão avançado, e finalmente a educação e a saúde fizessem uma parceria tão sólidas que juntas não medissem esforços para conhecer o tipo de vida que levam essas famílias, e as doenças transmissíveis que atingiram os membros da família  dos alunos. 
Hoje, as unidades de Saúde conta diretamente com uma assistência extra-muro, composta por profissionais da saúde, (médicos, enfermeiros e dentistas), tendo os agentes de saúde sob a responsabilidade de cada equipe, através do Programa “Saúde da Família’. A comunidade é dividida em área estabelecida pela Secretaria de Saúde e os profissionais e seus agentes de saúde recebem uma parte da área para cuidar das famílias, pela prevenção de enfermidades consultas domiciliar, e outros e se for necessário encaminha para a assistência nas Unidades de Saúde ou Hospitais conveniados com o SUS (sistema Único de Saúde).
 Seria importante se a direção da escola e o corpo docente tivessem reunião pelo menos trimestral com a equipe de “Saúde da Família” e tomasse conhecimento dos problemas que as famílias dos alunos da sua escola passam, a ocorrência de doenças transmissíveis, se está fazendo tratamento ou não, e registrasse na ficha dos alunos para ser estudado a possível solução com o apoio da  Educação e Saúde e da própria família. Ex: Numa  família cujo pai ou outro membro é portador de Hanseníase, e não faz tratamento ou faz, mas, vive embriagado não obedecendo as orientações indispensáveis para ter êxito no tratamento, e vive com cinco ou seis pessoas num teto bem pequeno e sem condição de vida!  Os membros da família (denominados comunicantes) não procuram a Unidade para serem examinados, inclusive os alunos da escola. Estes talvez já estejam até contaminados, apresentando manchas, choque nos nervos e se o índice bacilar for acima de zero, estarão transmitindo a doença, através das vias respiratórias para todos que tiverem contatos freqüente inclusive a professora.
Acredito que se a escola se unisse à equipe de saúde, e trabalhasse integrados, o resultado seria outro. Os pais ou responsáveis seriam chamados para comparecer com seu filho em um dia determinado na escola. A diretora e professoras das crianças diriam estar sabendo do estado de saúde do membro da família e sobre a obrigação de todos da casa e pessoas ligadas ao paciente, deverão se dirigir ao centro de saúde com o encaminhamento da escola para que fossem examinados e traga da Unidade de Saúde uma declaração que será anexada à ficha dos alunos para um devido acompanhamento. Caso não cumprissem essa determinação a escola se comunicaria com a Secretaria de Educação e esta tomaria as providências.
Acredito que a situação mudaria, pois poucos comunicantes comparecem à Unidade para exame da pele e nervos e quando resolvem ir já estão com um quadro bem avançado e o os  próprios alunos, não tendo condição de pegar no lápis ou na colher para comer. Então com o trabalho integrado entre a Saúde e Educação trabalhando em parceria haverá mais saúde e maior aprendizagem para os alunos e menos perigo  para os demais, inclusive os professores e sua família.




                           

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