quinta-feira, 7 de junho de 2012

Alimentação e Educação

     
                     Desnutrição Escolar
                                         Maridete Carvalho Nunes


A desnutrição –um dos graves problemas sociais do Brasil- é também uma das causas  do baixo rendimento escolar. Estudos feitos na década  de !990 mostram que cerca de 50% das crianças matriculadas nas primeiras séries do primeiro grau eram reprovadas em todo país (cf. Ribeiro,1991,1993).
Estudos dos anos de 1960 procuram mostrar que o baixo rendimento escolar de camadas populares eram decorrentes de deficiências em seu desenvolvimento biopsicossocial, que são conhecidas nos meios educacionais como teorias da carência cultural para buscarem as razões do baixo rendimento escolar nas próprias crianças e na precária condições de vida e de alimentação destas. Afirmam que as crianças de classes populares fracassam na escola em razão do déficit cognitivo, atraso de desenvolvimento motor perceptivo, emocional e deficiências na linguagem.
As causas da desnutrição e conseqüências para o desenvolvimento das crianças podem ser estudados sob duas perspectivas distintas. Uma estuda criança desnutrida, sua estrutura familiar e suas condições de vida através de entrevistas fechadas, testes e instrumentais padronizados de acordo com uma escala do desenvolvimento esperado em cada faixa etária.
A outra maneira de conhecer as causas da desnutrição e suas conseqüências para uma considerada parcela de crianças pobres brasileiras é procurar compreendê-las como decorrência das concepções e das ações que estabelece entre os diferentes grupos sociais, econômicas e políticas que estruturam as sociedades brasileiras.
Alguns estudos contestam em parte que a dificuldade de aprendizagem está associada a alimentação. No entanto, a realidade mostra  que uma nutrição adequada é de suma importância á aprendizagem durante toda a vida..
Não podemos tachar crianças e adultos portadores de algum tipo de distúrbio de aprendizagem, como também de lesões neurológicos irreversíveis decorrentes de processo de desnutrição. Existem outros fatores p.e. sociais e psíquicos que podem também determinar o surgimento de dificuldade de aprendizagem.
Porém, muitos estudos científicos comprovam relação existente entre nutrição e aprendizagem que poderá ser revertida quando alimentados adequadamente desde os primeiros anos de vida.
Surge daí a esperança de que haja uma conscientização do governo e da sociedade no sentido de que desenvolva nas unidades escolares um programa nutricional com aproveitamento total de vegetais e à reciclagem de alimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário