Marinalva Carvalho Nunes
As crianças representam o futuro do Brasil, cabendo, portanto aos educadores ajudar os escolares alcançar o melhor nível de saúde, dando-lhes uma base sólida sobre a qual poderão construir uma vida útil e feliz.
De acordo com a Constituição Brasileira a criança deve ser matriculada na escola aos 7 anos de idade, conferindo a escola determinadas responsabilidades quais sejam: - contribuir para o desenvolvimento integral das crianças durante o período escolar; - tornar acessível aos alunos o conhecimento cientifico e manter-se atualizada sobre as novas descobertas; - manter permanente contato com a comunidade.
Baseada em certos princípios a educação e saúde na escola deve estar integrada á educação global, acompanhar a evolução nos campos da educação e saúde, concorrer para o desenvolvimento integral da criança a partir de suas necessidades, interesses e problemas, levar em conta os fatores determinantes do comportamento humano (biológicos, psicológicos, sociais e culturais) e outros.
A educação em saúde na escola significa a formação de atitudes e valores que levam o aluno a práticas ligadas a saúde. Deve estar presente em todos os aspectos da sua vida e integrada a educação global. È imprescindível para garantir o seu êxito a preparação adequada do pessoal que participa do programa de educação em saúde na escola. Esse profissional deve ser capacitado para realizar estudos e investigações na área de educação e saúde na escola, bem como para desenvolver programas de saúde integrados ao currículo escolar e prestar assistência técnica aos professores a fim de proporcionar a escola condições para que cumpra sua função de integrar a saúde.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário