A Prática dos Remédios da Natureza na Vida Cotidiana
Eny de Carvalho Nunes.
Os remédios da natureza já foram apresentados anteriormente de uma maneira geral evidenciando os benefícios que traz a todo ser humano. O homem genericamente falando foi feito à imagem divina e Deus espera dele, que use a capacidade de raciocinar e fazer uma boa escolha objetivando ser feliz e colaborar no bem estar do próximo.
O ser humano sempre alega estar ocupado e não ter tempo para cuidar da sua saúde, olvidando o cultivo de hábitos saudáveis que lhes proporcionarão dias venturosos. Vive sempre preocupado com o que não pode realizar e despreocupado com o que pode fazer para a promoção do seu bem estar físico mental e espiritual. Não mede esforços para perder tempo na roda de pessoas descomprometidas com a realidade da vida e com o preparo para uma capacitação adequada ao desempenho de seu papel na sociedade.
Tratando-se de profissionais comprometidos com o saber, para educar e contribuir com o desenvolvimento do ser humano desde a tenra idade pelo menos até a adolescência, devemos procurar transmitir as mensagens de sabedoria não só pela realização de aulas teóricas, mas, sobre tudo pela observação de um exemplo digno de ser seguido.
Reportando aos remédios naturais é importante a orientação como usufruí-los com sabedoria e eficiência no dia-a-dia, e assim quantas famílias não poderiam seguir tal exemplo e a promoção da saúde ser concretizada.
Recentemente fazendo minha caminhada diária pela manhã cedo senti a inspiração de transmitir a todos que lessem esse artigo uma boa dica para a prática diária. Uma amiga professora de artes, muito talentosa hoje aposentada, conheceu recentemente uma freira, professora aposentada e que atualmente trabalha na secretaria do Colégio Santa Cecília, em Fortaleza Ceará , com idade de 89 anos. Com aparência saudável e com perfeita lucidez a impressionou sobremodo. Interrogando-a sobre seu estilo de vida obteve o seguinte relato: “Durmo cedo e acordo cedo e ao despertar agradeço a Deus por ter acordado com vida e saúde. Tomo água e sigo para minha meditação com equipe de religiosas. Saio da meditação me abstendo de pensamentos tristes e perniciosos. Inicio minha caminhada pelos jardins e alamedas do Colégio, fazendo exercícios de respiração profunda e exercícios físicos leves e práticos. Desfruto do benefício dos raios solares. Tomo um bom banho. Dirijo-me a seguir para o refeitório e tomo meu desjejum. Após esses passos já citados, estou pronta para trabalhar o primeiro expediente com toda satisfação.No almoço uso verduras cruas, hotaliças, cereais integrais, e evito frituras carne vermelha, e líquido durante a refeição. Uso água somente 2 horas após as refeições até meia hora antes da refeição seguinte. Meu jantar é leve e durmo cedo para poder acordar com boa disposição para trabalhar cumprindo minhas tarefas diárias. Ainda desejo viver bastante para servir a Deus e ao próximo.¨
Que exemplo digno de imitação! E desta forma a irmã aproveitou os oito remédios da natureza sem perder tempo e sem atrapalhar seu horário de trabalho. Seria interessante que cada mestrando, cada leitor, desejasse estabelecer um programa de vida, sendo possível usufruir com alegria os remédios da natureza e ter uma vida longa e saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário