quinta-feira, 31 de maio de 2012

Educação e Saúde


                                          
                                                


                                                                                    Maridete Carvalho Nunes

 A educação e saúde são dimensões da vida humana que necessitam estar interligadas. A educação envolve aprendizagem sobre as doenças, como evitá-las, seus efeitos sobre a saúde e como restabelecê-las. A saúde inclui os fatores sociais  abordando os caminhos pelos quais diferentes estados de saúde e bem-estar são construídos socialmente. 

A dimensão saúde normalmente é destinada para os profissionais da área, e a educação é esquecida ou relegada à escola, ficando assim a população  sem saúde e sem educação, não assumindo as famílias a tarefa de ensinar aos seus filhos os valores da sociabilidade e as normas básicas da saúde preventiva incluindo a higiene e a boa alimentação. Desta forma os indivíduos estão chegando à escola com várias deficiências e uma delas é a deficiência de educação, o que vem comprometer o período escolar, em especial das crianças.

A sociedade por falta de tempo deixa de educar os filhos atribuindo esta função a escola o que vem sobrecarregá-la e distorcer a sua função que é a de ensinar. Dentro desta realidade a escola recebe mais uma missão pela qual não é responsável e sobrecarregada e sem autonomia, passa a ensinar com deficiência em virtude dos alunos lhes chegarem ás mãos com deficiências até mesmo de educação.

Os profissionais de saúde também se sobrecarregam com o triste quadro do aumento de enfermidades nos postos de saúde e hospitais que poderiam ser evitadas se a escola permanecesse apenas com seu papel de ensino e as famílias cumprindo o papel de educarem seus filhos  orientando-os na saúde preventiva.

Desta forma, os círculos de deficiências aumentam separando cada vez mais as referidas dimensões da vida humana que deve ser preservada e mantida com saúde, beleza e sabedoria. Para tanto, precisa que os pais eduquem seus filhos para que a escola possa ensiná-los bem auxiliando a evitar as enfermidades desnecessárias e assim, os profissionais da saúde terão mais condições de se dedicar aos casos que necessitam da sua atenção.




  


Um comentário:

  1. Apreciei bastante o seu artigo, onde põe em evidência a importância do trabalho da Educação em parceria com a saúde. Parabéns!
    Eny

    ResponderExcluir