terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Saúde do Professor


Considerando as dificuldades do professor no exercício da profissão e a interferência no contexto fora da escola na saúde deste, foi debatido esse tema na série Saúde e Educação no ano de 2008 no Programa Salto para o Futuro/TV Escola (SEED/MEC) na perspectiva de mostrar estratégias para um novo olhar nesse sentido.
O programa apresentou a importância de visualizar o professor como um agente de promoção na saúde na escola na perspectiva dos alunos, da comunidade escolar e de si mesmo, e como um ser integrante de uma grande rede de apoio social. Abordou-se a qualidade de vida e o cuidado que requer na prática docente a partir dos elementos significativos de cuidados como: tempo de trabalho, cuidado com a voz, condições fisicas e emocionais do corpo fisico e emocional do trabalho.
A escola é parte da sociedade e e a produção do problema transmitido e construído, é também cercada pelas relações sociais apreendidas e vivenciadas ali. Nosso passado, por vezes positivo e feliz ou dificil e sofrido são permeados pelo mundo escolar e faz parte da nossa consolidação como atores politicos quanto as mais diferentes áreas da vida.
Produzir uma escola mais saudável, onde existe o diálogo para a construção do conhecimento é um caminho fácil de ser construído. O diálogo entre a comunidade e a escola, entre os alunos e professores podem ser caminhos mais curtos para uma escola promotora de encontros construtivos e solidários e, assim, o conteúdo adquirido será um meio e não o fim do trabalho escolar. A escola deve ter a finalidade de garantir e fortalecer capacidades humanas de aprender a conviver em uma sociedade que se fundamenta sobretudo no diálogo e afeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário